(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725 e (19) 97152-0271

40 anos SBCEC

Posted by Elio Carvalho
on 02 julho 2019
Acessos: 288

 

 











Carta Aberta à Comunidade


Campinas, 2 de julho de 2019.

 

No dia 2 de julho de 2019, a Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC) completa 40 anos de atividade. Estas atividades, originalmente pensadas em fomentar os conhecimentos, visão, e técnicas de circulação extracorpórea expandiram-se para viabilizar um profissional mediante inúmeras dificuldades profissionais no país.

Em 40 anos a SBCEC tornou-se a referência nacional quando o tema é circulação extracorpórea – procedimento que revolucionou a cirurgia cardíaca no mundo. Não só. É referência internacional, sendo a maior entidade Latino-Americana, melhor organizada e com melhores resultados profissionais.

Todos os perfusionistas do Brasil, podem orgulhar-se de ter uma entidade científica que os ouve, que trabalha todos os dias por eles, e para todos os pacientes submetidos a procedimentos em que o perfusionista está incluso.

Por vezes não sabemos ao certo o que uma sociedade como esta, tanto faz por uma classe tão heterogenia. Por isso, listamos aqui, comprovando este trabalho belíssimo de 40 anos, 40 atividades de destaque dos últimos 10 anos, que ajudaram a manter e elevar a SBCEC no seu atual patamar.

  1. Foi criada uma nova plataforma digital (site) para integração do sócio e dos leigos para informações sobre a circulação extracorpórea.
  2. Acompanhada da remodelação e modernização da logo marca da SBCEC.
  3. Lançamos em ao mesmo tempo da Campanha “Perfusionista: profissional de coração” que completa 6 anos.
  4. Organizamos internamente a sociedade com regimentos internos a serem seguidos por todos os membros.
  5. Com um grande esforço, regularizou-se pendências legais e hoje a SBCEC está totalmente regularizada.
  6. Abertura de conta/poupança em banco, com estudo financeiro criterioso pela diretoria.
  7. Contratação de empresa contábil, organizando as finanças, tornando a entidade profissional.
  8. Contratação de um time jurídico que auxilia nos processos necessários.
  9. Como parte deste amadurecimento profissional, criamos e-mails marketing empresariais facilitando a comunicação com a comunidade.
  10. Criação do sistema iCEC. Um portal on-line que reúne todas as informações do sócio e torna a sociedade totalmente independente para se relacionar com seu sócio.
  11. Digitalização da Sociedade com programas de nuvens, tornando os dados mais seguros e criando uma economia de tempo e dinheiro.
  12. Parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), um grande divisor de águas para alavancar a cirurgia cardíaca no país.
  13. Alteração do Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea. Uma ação de muita coragem da diretoria, que gerou enormes frutos para todos os perfusionistas do Brasil. A primeira de várias ações em parceria com a SBCCV.
  14. Comunicação ativa com a comunidade mediante documentos oficiais. A SBCEC detinha uma capacidade de discernimento sobre ações da área de perfusão, mas por vezes não havia um pronunciamento oficial. Aprendemos e crescemos. Hoje, somos ativos na comunicação com os sócios para organizar uma área heterogênea.
  15. Publicação de um dos documentos mais importantes da história recente da Perfusão no Brasil – Normas Brasileiras para o Exercício da especialidade de Perfusionista em Circulação Extracorpórea. Documento este que é a base para todas as mudanças ocorridas após 2017.
  16. Publicação do 1° Standard de Perfusão no Brasil, em parceria com a SBCCV. Um documento histórico visando a evolução da área no país.
  17. Reconhecimento total do título de especialista da SBCEC por todos os conselhos federais que reconhecem a perfusão como especialidade.
  18. Alteração da resolução de especialista dos conselhos, colocando como obrigatório a carga-horária de 1200hs mínima para a formação de um perfusionista. Esta foi uma das vitórias mais recentes, e sem dúvidas terá seu reflexo percebido daqui a 20, 30, 40 anos com profissionais extremamente bem formados, capazes de transformar o que já foi feito em algo melhor ainda.
  19. Equilíbrio fiscal e sustentabilidade econômica. A visão dos últimos anos foi de cuidar para investir. As pessoas que cuidaram desta sociedade pensaram sempre no bem-estar desta entidade, para que forte, conseguisse oferecer aos seus profissionais o retorno devido. Graças a este trabalho, nos tornamos sustentáveis.
  20. Aumento do público em congressos. Em 10 anos, aumentamos 110% o público nos congressos. Isto é o reflexo do trabalho de valorização da classe.
  21. Aprovação do código de ética da SBCEC. Mais uma grande vitória e conquista para uma entidade que quer ser reconhecida pelo bem que faz ao seu profissional e também ao seu paciente.
  22. Criação e implantação do Departamento de Educação Continuada –DEC da SBCEC. Um departamento voltado para cursos para nossos profissionais aumenta os braços da Sociedade e torna real nosso mais sonho de ofertar educação continuada para nossos profissionais.
  23. Implantação do Programa RECIRCULAR criado pelo departamento, colocando em prática a educação continuada na perfusão.
  24. Contratos transparentes com empresas que fomentam a educação continuada.
  25. Transformação do Boletim em Revista Circulando. A Revista agora moderna, que visa informar não só o sócio, mas todos aqueles que amam a perfusão ou que gostariam de informar-se sobre ela.
  26. Parceria científica com a Associação Latino Americana de Perfusão – ALAP, trazendo bons frutos para os perfusionistas do Brasil.
  27. Parceria com a Revista “EM BOMBA” da ALAP, trazendo-a para o Brasil, fomentando a publicação na área de circulação extracorpórea.
  28. Divulgação da perfusão nas redes sociais. Devido o grande interesse na área por diversos profissionais, e por entender que a SBCEC possui uma responsabilidade em informar bem as pessoas, a SBCEC está presente nas principais redes sociais informando a sociedade sobre os principais temas da área.
  29. Criação e implantação dos Centros Formadores de Perfusionistas do Brasil. Esta ação foi fundamental para darmos mais um grande passo na formação adequada deste profissional. Não há mais espaço para o amadorismo, para treinamento. E a formação é o estandarte erguido no mais alto mastro por esta Sociedade.
  30. Criação e implantação do banco de questões para a prova de título. Pensando no futuro, já está sendo alimentado um banco de questões para futuramente criarmos um espaço de estudo on-line em nossas plataformas.
  31. Aprovação da validação do Título de Especialista. Este foi mais uma grande vitória para que os perfusionistas brasileiros se diferenciassem. A validação permite que os profissionais se obriguem a permanecerem atualizados, fator crucial para sua evolução profissional.
  32. Criação de vídeos educativos e participação em eventos como fomento da educação dos novos profissionais.
  33. Criação de um canal do Youtube para divulgação da área de perfusão.
  34. Modernização de sistemas de pagamento presenciais e on-line.
  35. Sem nenhum investimento financeiro, aumentamos anualmente em 1000 pessoas os seguidores nas redes sociais, evidenciando o aumento considerável pelo interesse em Perfusão.
  36. Planos de aproximação com o sócio, com descontos para pendências e benefícios para aqueles que estão associados.
  37. Aquisição de um sistema EAD para facilitar o ensino. A SBCEC está trabalhando nesta questão para que em muito breve tenhamos mais um facilitador educacional no grupo.
  38. Tornamo-nos a instituição científica mais influente dos países sul-americanos. E como tal, iremos trabalhar para a alancar a perfusão em todos os países do nosso continente, fortalecendo ainda mais nossa classe.
  39. O reconhecimento do Título de Especialista por instituições públicas, como exigência em editais, e em instituições privadas, como um selo de qualidade do profissional perfusionista, é uma conquista muito valorizada, pois é fruto de um trabalho de décadas.
  40. E por fim, a SBCEC tem a felicidade e a honra de dizer que possui os sócios mais apaixonados pelo que fazem no mundo. E só chegamos a este patamar graças a estes profissionais que amam o que fazem, amam seus pacientes, amam esta bandeira que é a Perfusão no Brasil.

 

Em nome de todos os membros da Diretoria da SBCEC e de todos os que passaram por esta entidade, o meu muito obrigado a todos que fazem esta entidade existir por tanto tempo.

Precisamos que ela, SBCEC, viva, pulse dentro de cada um, de cada perfusionista no país, pois apenas dessa forma seremos uma classe unificada, prezando pelo serviço de excelência.

 

PARABÉNS SBCEC PELOS SEUS 40 ANOS!!!

Élio B. de Carvalho Filho

Presidente da SBCEC