(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725
03/05
Dia do Perfusionista

 



 

 

 

 

 

O dia 6 de maio tem cada vez mais importância a cada dia que passa. Neste dia em 1953, John Gibbon, um americano que sonhava na evolução da cirurgia cardíaca fez pela primeira vez um procedimento que mimetizasse a função de bomba do coração e a função respiratória do pulmão. Desde esse dia, a 66 anos, a perfusão, como ficou conhecida a área, impulsionou a cirurgia cardíaca no mundo.

Por muitos anos, principalmente no início, a Perfusão não levou os créditos por sua real importância diante do procedimento cirúrgico. Mas graças ao trabalho de seus profissionais, esta realidade foi alterada.

Hoje, o perfusionista é o profissional ESPECIALISTA, capacitado para realizar um procedimento altamente arriscado, fundamental para o bom resultado de uma cirurgia cardíaca.

No Brasil, nos últimos 10 anos, a área tem avançado de forma exponencial, tanto pelo maior conhecimento dos profissionais, que agora sabem que esta é uma área de atuação para os cursos de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina, como também, pelos próprios pacientes que entendem que há um profissional que será o seu coração e pulmão durante o procedimento cirúrgico.

No dia 6 de maio é dia de comemorar o Dia do Perfusionista. Todas as vitórias devem ser enaltecidas. Mas acima disto, é dia conscientização. É dia de intensificarmos o desejo do reconhecimento por uma área tão importante. É dia de mostrarmos para todos os brasileiros quem somos. Para todas as instituições o que fazemos. E para todos os corações o que sentimos. Somos coração. Somos de coração.

 

DIA 6 DE MAIO!

FELIZ DIA DO PERFUSIONISTA!!