(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725

Normas Para Tema Livre 2018

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES

XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA

 

1.    TEMAS:

O tema é livre desde que haja relação com a Circulação Extracorpórea. O trabalho deverá ser inédito no Brasil, não tendo sido previamente publicado ou apresentado em congressos nacionais.

2.    CATEGORIAS

2.1.Tema Livre: estudo experimental, implementação de protocolo institucional ou revisão sistemática sobre um tema em específico. Revisões da literatura não sistemáticas não serão aceitas. Limite de palavras:  até 6.500 palavras (Total do trabalho).

2.2.Relato de caso: até 1.500 palavras (Total do trabalho).

 

3.    NORMAS DE SUBMISSÃO:

3.1. O número máximo de autores permitido será de até 12 (doze) para os Temas Livres e de até 06 (seis) para os Relatos de Caso. Confira atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores antes do envio pois não será possível a modificação posterior. Será fornecido um (1) certificado por trabalho aprovado, constando o nome de todos os autores.

3.2.O trabalho deverá ser redigido em português ou inglês.

3.2.1.    O trabalho somente poderá ser redigido em inglês se uma das instituições dos autores for estrangeira, mas sua apresentação oral deverá ser feita em português.

3.2.2.    Trabalhos realizados em instituições estrangeiras e que fizerem parte de ensaios clínicos multicêntricos com coordenação estrangeira, se aprovados, não concorrerão aos prêmios do congresso.

3.3.Formatação do trabalho: fonte Arial tamanho 12, texto justificado com recuo de 1,5cm, espaçamento entre as linhas de 1,5, margem superior e esquerda de 3cm, margem inferior e direita de 2cm.

3.4.Estruturação do trabalho na íntegra (Ler item 5.7):

3.4.1.   Capa (modelo no Anexo 1)

3.4.2.   Contracapa (modelo no Anexo 2)

3.4.3.   Resumo com palavras-chave (ver orientações abaixo)

3.4.4.   Sumário

3.4.5.   Introdução

3.4.6.   Objetivo

3.4.7.   Métodos

3.4.8.   Resultados

3.4.9.   Discussão

3.4.10.  Conclusão

3.4.11.  Referências (em formato ABNT ou Vancouver)

 

4.    NORMAS PARA O RESUMO:

4.1.Tamanho: 1.000 a 3.500 caracteres com até 03 (três) abreviaturas destacadas entre parênteses após a palavra completa.

4.2.É possível enviar uma figura ou tabela em formato JPEG.

4.3.Serão rejeitados os resumos que não atentarem às normas ortográficas do idioma escrito, ou seja, atente aos erros de concordância, ortográficos e gramaticais.

4.4.Os nomes dos autores e instituição(ões) não deverão ser mencionados no corpo do texto.

4.5.Estrutura do resumo para os temas livres:

4.5.1.   Título

4.5.2.   Autores

4.5.3.   Instituição e cidade de origem

4.5.4.   Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica, se for fundamental ao estudo, pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Cardiol., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.

4.5.5.   Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.

4.5.6.   Material e Método - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho, bem como o método utilizado para coleta de dados e as intervenções realizadas.

4.5.7.   Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.

4.5.8.   Conclusão - Apenas as amparadas nos dados concretos dos resultados e que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas.

4.6.Estrutura do resumo para os relatos de caso:

4.6.1.   Título

4.6.2.   Autores

4.6.3.   Instituição e cidade de origem

4.6.4.   Introdução

4.6.5.   Descrição do caso

4.6.6.   Resultados e Conclusões baseadas nos dados apresentados.

 

5.    SUBMISSÃO

5.1.Os resumos devem ser enviados entre os dias 15/10/2017 até 30/12/2017 através do site da SBCEC em formato .DOC ou .DOCX.

5.2.Não é necessário estar inscrito no Congresso para a submissão do resumo, porém é necessário que o apresentador do trabalho esteja inscrito no evento para apresentar o trabalho, caso selecionado.

5.3.Para que os resumos sejam avaliados pela Comissão Científica é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.

5.4.Os resumos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica e o autor responsável pela submissão do trabalho receberá, em formato eletrônico, um parecer. Será de responsabilidade deste autor comunicar a situação do trabalho aos coautores.

5.4.1.   Trabalho reprovado: trabalho necessita de profundas mudanças metodológicas ou não se encaixa no Congresso.

5.4.2.   Trabalho pendente: o trabalho precisa de alterações pontuais para ser aceito.

5.4.3.    Trabalho aprovado para apresentação oral

5.4.4.   Trabalho aprovado para apresentação em pôster

5.5.A lista dos trabalhos aprovados será publicada até o dia 19/02/2017 no site da SBCEC.

5.6.Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no Suplemento Especial do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, em formato exclusivamente online.

5.7.Os trabalhos na íntegra aprovados para apresentação oral ou em pôster deverão ser enviados através do site da SBCEC até o dia 12/03/2018.

5.7.1.   Apenas os trabalhos enviados na íntegra, participarão da premiação do congresso.

 

6.    NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

6.1.O não comparecimento do apresentador no horário e local previamente definidos ensejará a suspensão do direito de submissão e apresentação de trabalhos nos Congressos da SBCEC por três (3) anos.

6.2.Os trabalhos aprovados serão selecionados para serem apresentados na Modalidade Oral ou na Modalidade Pôster pela Comissão Científica da SBCEC.

6.2.1.   Modalidade oral: o apresentador irá dispor de 10 minutos para apresentação, destinados para a explanação do autor, seguidos de 5 minutos para considerações da banca e perguntas da plateia. Os apresentadores devem se apresentar no Mídia Desk do evento para fazer o download de seus arquivos com, no mínimo, 1 hora de antecedência do início da sessão de apresentação.

6.2.2.   Modalidade pôster: o apresentador irá dispor de 5 minutos para apresentação do seu pôster para a comissão julgadora, seguidos de 5 minutos para perguntas da comissão. Os autores são responsáveis pela fixação e retirada do pôster do local determinado. O pôster deverá ter 120cm de altura e 90cm de largura, com título em destaque na parte superior e letras visíveis para uma leitura de pelo menos 2m de distância.

 

7.    PREMIAÇÃO

7.1.Os trabalhos aprovados serão avaliados pela Comissão Julgadora conforme os critérios abaixo:

7.1.1.    Trabalho enviado: Originalidade e relevância dos achados descritos e adequação às normas de submissão.

7.1.2.    Apresentação: qualidade dos recursos audiovisuais, didática (clareza e postura), domínio do tema e utilização do tempo.

7.2.Os primeiros colocados nas categorias abaixo serão premiados. Ficará ao critério da diretoria da SBCEC a definição dos prêmios a serem concedidos.

7.2.1.   Melhor Estudo Clínico: Prêmio Antonio Gilberto Martins

7.2.2.   Melhor Relato de Caso: Prêmio Otoni Moreira Gomes

7.2.3.   Melhor Trabalho Experimental: Prêmio Domingo Marcolino Braile

7.2.4.   Melhor Revisão Sistemática: Prêmio Maria Helena Leal de Souza

 

 

Para Enviar o Trabalho, Clique Aqui.