(19) 3242-5748 | Whats: (19) 99606-6725
15/05
Fórum de Saúde em Circulação Extracorpórea

 

 

 

 







Aconteceu no dia 20 de abril de 2018, durante o 36º Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea, o Fórum de Saúde em Circulação Extracorpórea. Este Fórum organizado pela SBCEC tinha o intuito de discutir a Perfusão no Brasil com as entidades representativas das profissões que reconhecem esta atividade como especialidade.


Foram convidados todos os Conselhos Federais de Saúde, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e alguns sócios convidados.

Estiveram presentes o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), representado pelo Dr. Rony Marques Castilho, presidente do CRBM 3, COFFITO foi representado pelo presidente do CREFITO 6, Dr. Ricardo Lotif Araújo e o COFEN foi representado por dois dos seus membros: Dr. José Gilmar Costa de Souza Júnior e Dr. Celso Rogério de Araújo.

A SBCCV foi representada pelo cirurgião Dr. Alfredo Inácio Fiorelli. 

Pela SBCEC estava presente o Presidente Élio Carvalho, Vice-presidente Fábio Murillo Costa, o Tesoureiro Marcio Ducarmo, a 2º Tesoureira Vanusa Barros, membros do Conselho Cientifico e Fiscal: Raquel Kruger, Renata Geron, Elzilene Figueira, Daiane Huppes, Tonimar Monteiro, Andrelise Nicoletti e Willian Machado.

O Vice-presidente fez uma explanação sobre o que é Circulação Extracorpórea e os riscos que esta atividade possui. O Presidente da SBCEC Élio Carvalho discursou mostrando a situação da Perfusão no Brasil e a proposta da SBCEC para os Conselhos regulamentarem a especialidade de forma mais segura e correta.

Após grande discussão, ficou acordado apoio do Conselho Federal de Biomedicina e o Conselho Federal de Fisioterapia às solicitações da SBCEC. A COFEN através de seus representantes deixou claro o não poder atender às solicitações da SBCEC.

Este foi um grande marco na História da Perfusão no Brasil. O dia que a SBCEC abriu as portas para todas as instituições representativas no país para discutir saúde de um profissional que pode salvar vidas, mas que mal formado, pode matar. A SBCEC espera que a discursão se aprofunde e se tenha uma especialidade regulamentada em pouco tempo.